Jornal Correio Popular Notícia


COLETA SELETIVA
Prefeitura e Coocamarji iniciam coleta seletiva

Data da notícia: 2026-10-06 10:47:50
Foto: Bruno Perazzoli/CCS/Divulgação
Serão 30 coletores atuando na mobilização e divulgação do serviço público

A ação começou em bairros do 1º distrito com a distribuição de sacolas plásticas.

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), em parceria com a Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis (Coocamarji), retomou com a coleta seletiva, na segunda-feira (5), em bairros do 1º distrito. Os serviços foram realizados por cerca de 30 coletores e os resíduos encaminhados à sede da Coocamarji para triagem e processamento. As equipes atuaram em 20 bairros.

Segundo o secretário da Semeia, João Luiz Barbosa, a educação ambiental é fundamental para o sucesso da iniciativa. Primeiro e mais importante é a educação ambiental com a distribuição de panfletos e sacolas pláticas. Ele também afirmou que a participação da população é fundamental para o sucesso da iniciativa, e que cada um faça a sua parte para que a coleta seletiva aconteça.

A retomada da coleta seletiva, encerrada, em 2022, é um avanço nas ações de preservação ambiental e qualidade de vida da população em Ji-Paraná. O serviço permite que os moradores participem da destinação correta dos resíduos, contribuindo para a redução da quantidade de lixo encaminhada ao aterro sanitário, além de diminuir impactos ambientais e colaborar para a conservação dos recursos naturais. A expectativa é que, com a estruturação do serviço e a participação da população, a coleta seja ampliada para todos os bairros.

Para o presidente da Coocamarji, Celso Luiz Moulaz, a decisão da administração municipal de voltar com o serviço foi necessária para o retorno da coleta seletiva. “A população de Ji-Paraná pode se orgulhar de fazer parte de uma cidade que prioriza a sustentabilidade. O retorno da coleta seletiva porta a porta, não é apenas uma vitória ambiental, mas também uma demonstração de que, com esforço conjunto e dedicação, é possível transformar desafios em oportunidades para um futuro melhor. Nosso muito obrigado ao prefeito Affonso Cândido [PL]”, admitiu Moulaz.

Ji-Paraná já teve destaque no estado pela experiência desenvolvida com a Coocamarji na coleta e reciclagem de materiais.

Fonte: Com informações da CCS.




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.