Jornal Correio Popular Notícia

ELEIÇÕES RONDÔNIA
PSD oficializa hoje nome de Adailton Fúria ao governo

Data da notícia: 2026-07-31 19:17:07
Foto: Assessoria/Divulgação
A candidatura do ex-prefeito de Cacoal terá o apoio do governador Marcos Rocha, ambos do PSD

O PSD realiza, hoje (1º), em Porto Velho, convenção que deve homologar os nomes de Adailton Fúria, a governador, e Everton Leoni, a vice-governador, e oficializar as alianças com o PRD, Avante e Solidariedade. O evento inicia, a partir das 18h, na casa de eventos Villa Privilege.

Também devem ser confirmados Luis Fernando da Sefin, ao Senado, e os nomes dos candidatos que disputarão as vagas para deputados estaduais e federais. Até o momento, Marcos Rogério (PL), Expedito Netto (PT) e Pedro Abib (MDB) já oficializaram candidaturas ao governo de Rondônia.

Adailton Fúria construiu a carreira política a partir do município de Cacoal, nas eleições de 2012, foi eleito vereador com 1.237 votos. Em 2016, disputou o cargo de prefeito, mas foi derrotado, alcançando 12.870 votos, enquanto Glaucione Rodrigues (PMDB), venceu a disputa.

Dois anos depois, em 2018, foi eleito deputado estadual com 12.859 votos. Em 2020, concorreu à Prefeitura de Cacoal e foi eleito para o primeiro mandato (renunciando à função de deputado estadual). No ano de 2024, foi reeleito. Fúria renunciou ao cargo, em abril de 2026, para disputar o governo de Rondônia.

A escolha do comunicador Everton Leoni como vice é uma estratégia do partido para consolidar a chapa na capital região onde o grupo precisa expandir votos para fazer frente aos adversários.

Leoni assumiu o primeiro mandato de deputado estadual (1997–1998) após a saída de deputado estadual Francisco Sales, que foi eleito prefeito de Ariquemes. Foi reeleito para mais dois mandatos (1999–2002 e 2003–2006). Atualmente, atua como empresário e profissional da comunicação.

Luiz Fernando Pereira (da Sefin) permaneceu como titular da Secretaria Estadual de Finanças por 7 anos e 2 meses. Ele assumiu o cargo em janeiro de 2019 e foi exonerado em 12 de março de 2026. Agora, se candidata a uma das duas vagas ao Senado.

O governador Marcos Rocha (PSD) já afirmou que vê o ex-prefeito de Cacoal como a alternativa mais qualificada para dar sequência ao trabalho da gestão dele. Segundo ele, Fúria possui competência administrativa para liderar o orçamento estadual e garantir a continuidade do desenvolvimento regional.

Fonte: Da Redação




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.