] Jornal Correio Popular
Ji-Paraná(RO), 17/06/2021 - 23:40
JORNAL CORREIO POPULAR DE RONDôNIA - Fone: 69-3421-6853 - E-mail: redacao@correiopopular.com.br


OPERAÇÃO SORRISO
Equipe realiza 53 cirurgias para correção de lábio

Data da notícia: 2019-12-20 11:43:40
Foto: Assessoria/Divulgação
Os voluntários da ONG também contabilizaram 756 consultas gratuitas e exames de laboratório

A Operação Sorriso, uma das maiores organizações médicas voluntárias do mundo, retornou a Porto Velho pela 6ª vez. Nela, 53 pacientes foram operados para correção de lábio leporino e fenda palatina.

De 2 a 7 de dezembro, 108 pessoas passaram pela triagem e atendimentos médicos. A ONG contabilizou ainda 756 consultas gratuitas e exames de laboratório no período.

Graças ao trabalho que vem sendo realizado pelo Núcleo de Fissurados de Rondônia (NUFIS), liderado por Maria José Micheletti, enfermeira e voluntária da Operação Sorriso, vários casos de lábio leporino já haviam sido tratados ao longo do ano. “Para a missão, levamos um time altamente especializado e conseguimos realizar cirurgias mais complexas, como enxertos ósseos alveolares”, explicou Fernanda Carbonari, coordenadora de programas da Operação Sorriso.

Os pacientes selecionados passaram por cirurgia com os voluntários da ONG no Hospital Santa Marcelina. Compareceram pessoas de diversas cidades da região Norte e da Venezuela. Foi o caso da paciente, Elizabeth Bolívar, de 5 meses, cuja família viajou 17 dias e mais de 1000 km, desde Iquitos, no Peru, até Porto Velho, apenas para conseguir a cirurgia reparadora. “Cada paciente tem uma história especial, mas essa comoveu o grupo de voluntários por conta dos muitos sacrifícios enfrentados por eles até chegar na missão”, comentou Fernanda.

Outro fato comemorado pela equipe da ONG foi a parceria firmada com Hospital de Amor, que disponibilizou leitos extras de UTI para possíveis emergências e forneceu oxigênio.

No dia 11 de dezembro, todos os pacientes operados retornaram ao Hospital para consulta pós-operatória.
A Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau é um dos parceiros da ONG nas ações em Porto Velho desde 2018, sendo sua maior patrocinadora nessas ações, com investimento na ordem de R$ 2,7 milhões, feitos por meio de recursos do Subcrédito Social, Linha E, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Tal fato vem garantindo a continuidade das missões até 2020 na capital rondoniense.

O gerente de Meio Ambiente e Socioeconomia da UHE Jirau, Veríssimo Neto, afirmou que é um apoio humanitário e isto é muito maior que o investimento financeiro. “A satisfação é grande, entendemos que ações assim devem ser apoiadas, pois é uma realização social que melhora a qualidade de vida das famílias beneficiadas”, destacou.


Fonte: Assessoria


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.