] Jornal Correio Popular
Ji-Paraná(RO), 25/06/2021 - 05:57
JORNAL CORREIO POPULAR DE RONDôNIA - Fone: 69-3421-6853 - E-mail: redacao@correiopopular.com.br


CAPACITAÇÃO
Emater realiza curso de conserva de alimentos com produtoras rurais

Data da notícia: 2019-12-11 19:07:55
Foto: Assessoria/Divulgação
Conservas podem durar de cinco a seis meses, desde que armazenadas em vidros vedados

Alimentos como legumes e ovos são instrumentos na realização de um curso sobre conserva de alimentos, que começou a ser aplicado ontem, quarta-feira (11), e se encerra hoje, quinta-feira (12). A capacitação é promovida pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) a pedido de mulheres residentes na região da Linha Universo, área rural de Ji-Paraná.

Para obter o sucesso na fabricação dos produtos é preciso dominar a técnica de processamento, obtendo excelência e qualidade nos preparos. Os ensinamentos estão sob a responsabilidade da extensionista social, Eliene Novais, do escritório local da Emater em Ji-Paraná.

“A oportunidade de aproveitamento dos excedentes e a tendência crescente de se consumir produtos naturais, aliados à complementação de renda familiar, tem despertado interesse da produtora rural em aprender mais e fazer disso um negócio lucrativo”, destacou Eliene Novais.

A capacitação é gratuita e, no fim, será oferecido certificado de participação. No curso, a produtoras rurais estão aprendo a manipular alimentos, conhecer o valor nutricional, higienização do local de trabalho, dos materiais e dos equipamentos.

“A metodologia dirigida ao curso é ampla. Sobretudo, os cuidados e boas práticas são fundamentais ao sucesso. Os alimentos bem selecionados e a embalagem são fatores importantes para comercialização das conservas”, garantiu Eliene.

As conservas de legumes podem durar de cinco a seis meses, desde que armazenadas em vidros totalmente vedados. Após a abertura do recipiente, o consumo do alimento deve ocorrer em, no máximo, duas semanas. Durante esse período, a vasilha deve ser fechada e guardada na geladeira.

Para a extensionista rural que assiste aos produtores da Linha Universo, Edilene Silva, com o curso as participantes estarão aptas a produzir e comercializar seus produtos. “Uma alternativa como essa motiva a mulher do campo a ampliar os conhecimentos e gerar mais uma fonte de renda”.


Fonte: Assessoria


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.