] Jornal Correio Popular
Ji-Paraná(RO), 17/06/2021 - 21:57
JORNAL CORREIO POPULAR DE RONDôNIA - Fone: 69-3421-6853 - E-mail: redacao@correiopopular.com.br


CRÉDITO RURAL
Reativação de convênio agiliza crédito para produtores rurais

Data da notícia: 2019-03-12 18:24:38
Foto: Assessoria/Divulgação
A operação de crédito foi modificada em função da mudança jurídica ocorrida na Emater

Paralisada devido à mudança jurídica na Emater-RO, o convênio firmado entre o Banco do Brasil (BB) e a autarquia para agilizar as operações de crédito rural volta à ativa. A proposta foi finalizada nesta semana e os extensionistas que receberam capacitação para atuar no sistema poderão fazer as operações diretamente no portal do BB.
O convênio, que era de correspondente bancário, passa agora a ser de agente bancário e traz grandes benefícios tanto para o órgão público quanto para produtores rurais.
O sistema criado pelo Banco do Brasil vai permitir que outras instituições que atuam com crédito rural possam colaborar na agilização de cadastros e liberação de crédito rural. Com o convênio, a Emater que tem entre suas ações a elaboração de projetos para financiamento por meio da linha de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), torna-se apta para atuar como agente bancário viabilizando a liberação do crédito para investimento rural.
Segundo Jhovito Evaristo Correa, gerente de mercado agro em Rondônia do Banco do Brasil, as propostas podem ser enviadas diretamente pelo portal de crédito do banco (portalcredito.bb.com.br).
“Nesse portal foi disponibilizado também o acompanhamento das propostas que estavam sendo conduzidas anteriormente, pelo convênio antigo”, diz o gerente.
Correa explicou ainda que a mudança no convênio fez-se necessária para corrigir alterações legais devido à mudança jurídica na Emater que deixou de ser empresa pública para ser autarquia. Segundo ele, o procedimento bloqueou o antigo convênio antes de sua finalização. “Tivemos que mudar o convênio que era de correspondente bancário por meio de uma resolução do Banco Central (Bacen) para agente de crédito, que é outra resolução do Bacen”, esclareceu.
Além de agilizar a contratação de crédito pelos produtores rurais, o convênio é uma grande fonte de recursos financeiros para a Emater. Correa destacou que a autarquia receberá R$ 60 a cada custeio e R$ 92 a cada investimento contratado, e também bônus de adimplência sobre o custeio.


Fonte: Assessoria


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.