] Jornal Correio Popular
Ji-Paraná(RO), 17/06/2021 - 21:53
JORNAL CORREIO POPULAR DE RONDôNIA - Fone: 69-3421-6853 - E-mail: redacao@correiopopular.com.br


104 ANOS
Hildon destaca motivos para comemorar aniversário

Data da notícia: 2018-10-03 10:51:02
Foto: Assessoria/Divulgação
Prefeito acompanhou a revitalização do Complexo Madeira-Mamoré e as obras de drenagem e asfalto da cidade

O prefeito Hildon Chaves (PSDB) afirmou que Porto Velho tem muito o que comemorar na festa dos 104 anos de criação do município, por causa das inúmeras obras realizadas em sua gestão. “Vamos trabalhar para que tenhamos mais motivos, ainda, para comemorarmos o aniversário de 105 anos”, afirmou.
Um dos projetos mais importantes, na opinião do prefeito, é a revitalização do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM). “Ela é um símbolo, a origem da cidade, tem tudo a ver com os 104 anos. Não tem como imaginar Porto Velho sem a Madeira-Mamoré”, afirmou.
Para ele, “nossa origem está na Estrada de Ferro, que é um patrimônio histórico e faz parte da vida dos portovelhenses”, enfatizou, assegurando que na manhã de terça-feira (2) dia do aniversário do Município, vai assinar a ordem de serviço para iniciar as obras.

Outras obras
Hildon Chaves destacou ainda, os 27 quilômetros de asfalto que estão sendo feitos nos bairros Mariana e São Francisco. Ele declarou que depois das eleições vai iniciar o recapeamento de 70 quilômetros de ruas e avenidas, com investimento de R$ 32 milhões oriundos de emenda da bancada federal.
“Também podemos citar a conclusão iminente do projeto para drenar e asfaltar os bairros Lagoa e Igarapé, conclusão da pavimentação da avenida Calama (que será licitada ainda este ano), conclusão da avenida Rio de Janeiro até o Orgulho do Madeira ( a obra será licitada ainda em 2018), as obras em andamento no Bairro Flamboyant, com drenagem de grande porte e que vai marcar Porto Velho por causa da sua dimensão.
Hildon Chaves ainda mencionou o asfaltamento do bairro Conceição, o início das obras para asfaltar a Raimundo Cantuária, entre Amador dos Reis e Mané Garrincha, construção do Centro de Iniciação Esportiva, “que também é uma obra muito importante”, a revitalização do centro da Vila Candelária e a iluminação do viaduto da Campos Sales, que será inaugurada no próximo sábado, além da grafitagem. “Depois vamos para o viaduto do Roque, que também será iluminado”, finalizou.

História
A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) foi durante muito tempo o principal símbolo da capital rondoniense, já que foi entre os trilhos que Porto Velho nasceu, no dia 2 de outubro de 1914.
A construção da ferrovia acarretou na migração e imigração de milhares de pessoas para a cidade, que hoje, após 104 anos conta com mais de meio milhão de habitantes.
“Na verdade, o nome Porto Velho vem antes da própria ferrovia, aqui funcionava um antigo porto militar fundado pelo Exército brasileiro durante a Guerra do Paraguai. Esse porto foi abandonado no século XIX, e tornou-se um ponto de referência onde as pessoas se encontravam. E o nome do porto velho militar pegou”, conta o historiador, Célio Leandro.


Fonte: Assessoria


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.