] Jornal Correio Popular


Ji-Paraná(RO), 25/06/2021 - 05:31
JORNAL CORREIO POPULAR DE RONDôNIA - Fone: 69-3421-6853 - E-mail: redacao@correiopopular.com.br


ADESÃO
Capacitação do Selo Unicef reúne representantes dos 52 municípios

Data da notícia: 2018-08-23 10:53:13
Foto: Assessoria/Divulgação
A coordenadora estadual, Ester Pereira, afirmou que Rondônia é o primeiro estado a ter adesão de 100% dos municípios

Com as presenças de um articulador, um mobilizador e um adolescente de cada um dos 52 municípios de Rondônia, começou, na terça-feira (21), o Encontro de Capacitação do Selo Unicef. O evento faz parte do compromisso firmado entre o governo de Rondônia e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em 2017. No primeiro dia, capacitação ocorreu das 14 às 17 horas, e ontem (22), durante todo o dia.
Segundo a coordenadora estadual do projeto e primeira-dama do estado, Ester Pereira, Rondônia é o primeira unidade federativa a ter adesão de 100% dos municípios ao Selo Unicef, resultado dos esforços na adoção de políticas públicas que priorizam às crianças e adolescentes.
“Este ciclo de capacitação é para que eles possam conhecer e aprender a trabalhar com a plataforma digital onde serão inseridas as informações, os dados levantados em cada município, e os documentos que comprovem a execução das ações previstas, como o combate à evasão escolar, desnutrição e acesso à cidadania. Tudo será avaliado no fim do triênio, em 2020, e o que vamos aprender nesses dois dias de capacitação deve fortalecer as nossas ações e facilitar para os municípios quanto à alimentação das informações”, assegurou.

Abertura

Cerca de 150 pessoas, e também autoridades de instituições envolvidas com os direitos da Infância e Juventude, Ação Social e Saúde, participaram da solenidade de abertura. O desafio é que até o fim do triênio possam ser constatadas, segundo dados alimentados na plataforma “Crescendo Juntos”, melhorias nos indicadores de saúde, educação, assistência social e qualidade de vida de crianças e adolescentes. Esta é a terceira edição do Selo Unicef e todos os indicadores estabelecidos, segundo a articuladora estadual, Márcia Trajano, são prioridades de todos os municípios.
“O estado dá o apoio aos municípios para que as ações sejam executadas. Essa é a quarta etapa desta edição. Na primeira, tivemos à adesão. Na segunda, tivemos o primeiro ciclo de capacitação com públicos destinados específicos para a apresentação da metodologia do Selo. Na terceira etapa, aconteceram os fóruns comunitários com a montagem do plano de ação por parte dos municípios, e agora com o segundo ciclo de capacitação, o destaque é para os adolescentes. A plataforma é nova e é uma parceria entre a Unicef e a Google, por isso a necessidade de capacitar esses adolescentes, mobilizadores e articuladores para o manuseio e alimentação das informações”, explicou Márcia Trajano.
Para o governador Daniel Pereira, “a grande virtude de um evento dessa natureza, é que estamos preparando uma geração de líderes no futuro. Só posso agradecer aos prefeitos e secretários municipais, e todos os envolvidos que compõem o trabalho com as crianças, e ainda reforçar que a responsabilidade é de todos, pais, mães e toda a sociedade”, declarou.
Daniel Pereira chamou a atenção dos adolescentes para a importância da leitura do incentivo dos responsáveis. “A educação dos filhos não é responsabilidade da escola, mas dos pais e mães que devem dar o exemplo e cuidar do dia-a-dia dos seus”.


Fonte: Assessoria


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.