CP - Grupo planeja resgatar patrimônio histórico da EFMM
Correio Popular de Rondônia
* *
CULTURA
Grupo planeja resgatar patrimônio histórico da EFMM

Data da notícia: 2021-04-29 10:05:17
Foto: Assessoria/Divulgação
O grupo é composto por servidores da Superintendência Distrital e convidou representantes de entidades da sociedade civil
Em portaria publicada hoje, 28 de abril, o Superintendente Municipal de Integração e Desenvolvimento Distrital, Vinicius Miguel, estabeleceu a criação de um grupo de trabalho para objetivo de identificar, mapear e projetar programas de recuperação e preservação do patrimônio histórico cultural da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM) no âmbito dos distritos do município.

O grupo é composto por servidores da Superintendência Distrital e convidou representantes de entidades da sociedade civil, como o Fórum Brasileiro de Defesa do Patrimônio Histórico e a Associação Brasileira de Antropologia.

As ações incluem identificar as peças remanescentes da ferrovia, muitas das quais encontram-se em situação de abandono há muitos anos, verificar a situação de tombamento específica de cada caso, inclusive nos casos de peças que se perderam e hoje se encontram espalhadas em terrenos e residências de habitantes dessas localidades. A longo prazo, espera-se criar um senso de memória, que acabe levando à preservação definitiva do acervo.

As primeiras ações nesse sentido foram realizadas antes mesmo da criação do grupo de trabalho, com a visita e inspeção do trecho da ferrovia na comunidade Paulo Leal. No próximo dia 5, uma nova visita à mesma comunidade visa apresentar o cronograma de ações estabelecido com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema).

“O município tem mais de 100 anos e precisamos de uma ação concreta de preservação da EFMM nos distritos” disse o Superintendente. “Essa é a importância desse ato.”


Fonte: Assessoria


Compartilhe com seus amigos: