FALE CONOSCO     |     INTRANET     |      QUEM SOMOS
 Conheça a revista PONTO M  
SIGA O CP       ANUNCIE AQUI

Bom dia! Quarta-feira, 24 / 01 / 2018

Prefeitos conhecem censo agropecuário de Rondônia

Data da notícia: 2017-09-12 10:54:55
Foto: Assessoria/Divulgação
IBGE promove a reunião com representantes de comissões municipais para discutir as ações do Censo Agropecuário 2017
Prefeitos dos municípios da região central do estado de Rondônia, acompanhados de secretários e vereadores, participam , hoje, terça-feira (12), no auditório da Fetagro, em Ji-Paraná, de uma reunião com representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para tratar sobre o Censo Agropecuário 2017.
Segundo o chefe do escritório do IBGE em Ji-Paraná, Joaquim Lopes, o objetivo é promove uma reunião com as comissões municipais para discutir as ações do Censo Agropecuário 2017.
Na ocasião, serão apresentadas as etapas do processo de coleta de dados com inicio em outubro deste ano, com cinco meses de duração. O censo agropecuário é a única pesquisa que vai a todos os estabelecimentos agropecuários do país, com o objetivo de obter informações de cada produtor sobre o que, onde, quanto e como produz, seja um agricultor familiar ou um grande produtor.
Os dados coletados pelo IBGE transformam-se em estatísticas importantes para dimensionar os níveis de produção de alimentos e da criação animal, as áreas cultiváveis, para contar e conhecer melhor os trabalhadores rurais, entre outras, que servirão para planejar e definir políticas públicas mais adequadas a esse importante setor da economia.
Estabelecimento Agropecuário: é toda unidade de produção dedicada, total ou parcialmente, a atividades agropecuárias, florestais e agrícolas. Independentemente de seu tamanho, de sua forma jurídica (se pertence a um produtor, a vários produtores, a uma empresa, a um conjunto de empresas etc.) ou de sua localização (rural ou urbana), todo estabelecimento agropecuário tem como objetivo a produção, seja para venda (comercialização da produção) ou para subsistência (sustento do produtor ou de sua família), constituindo-se assim uma unidade recenseável.
Joaquim Lopes destaca que o último senso agropecuário realizado no país foi em 2006 e que os dados estão defasados.
10º Censo Agropecuário
Em 1º de outubro de 2017, o IBGE vai iniciar as operações do seu 10º Censo Agropecuário. Ao longo de cinco meses, os recenseadores irão visitar mais de 5 milhões de estabelecimentos agropecuários em todo o país, levantando informações sobre a área, a produção, as características do pessoal ocupado, o emprego de irrigação, o uso de agrotóxicos, entre outros temas. O importante papel da agricultura familiar na produção agropecuária do país será investigado mais uma vez. Os resultados do Censo Agro 2017 devem começar a ser divulgados pelo IBGE em meados de 2018.


Fonte: Josias Brito


Compartilhe com seus amigos:





www.correiopopular.com.br
Copyright - EMPRESA JORNALÃ￾STICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.