FALE CONOSCO     |     INTRANET     |      QUEM SOMOS
 Conheça a revista PONTO M  
SIGA O CP       ANUNCIE AQUI

Boa noite! Quarta-feira, 17 / 01 / 2018
SAÚDE
Audiência debate instalação de hospital regional

Data da notícia: 2017-04-05 10:25:38
Foto: Assessoria/Divulgação
Propositura é de autoria das vereadoras Claudia de Jesus (PT), Silvia Cristina (PDT) e Ida Fernandes (PV)
(Da Redação) A audiência pública para tratar sobre a implantação do hospital regional (HR) em Ji-Paraná aconteceu na tarde da última sexta-feira (31) com a presença de diversas autoridades, vereadores, entre outros, no plenário da Câmara Municipal de Ji-Paraná (CMJP). A iniciativa é das vereadoras Claudia de Jesus (PT), Silvia Cristina (PDT) e Ida Fernandes (PV).

“O objetivo é informar, discutir, tirar dúvidas e ouvir opiniões sobre os anseios e a necessidade da comunidade local em ter saúde com mais qualidade, e ouvir também a população dos municípios que compõem a regional de Ji-Paraná”, informaram as vereadoras.

A abertura foi feita pelo presidente da CMJP, Affonso Cândido (DEM), que deu boas vindas e ressaltou a importância do evento. Em seguida, o bispo Dom Bruno Pedron fez uma oração e a vereadora Claudia de Jesus (PT) deu início aos trabalhos, informando a programação do evento.

“A implantação e construção do HR é de extrema necessidade, pois Ji-Paraná é a segunda maior cidade do estado de Rondônia, com uma população de 150 mil habitantes, e atualmente temos apenas um hospital público que atende 16 municípios, deixando a população local com carência de atendimento, devido a superlotação”, disse Claudia de Jesus (PT).

O secretário municipal de Saúde, Renato Fuverki comentou sobre a importância da implantação do hospital no município e apresentou alguns dados. Logo após, as vereadoras apresentaram um vídeo com a opinião da população. Representando a Pastoral da Saúde, Marli Ferreira falou sobre os investimentos na saúde, educação alimentar e parabenizou a iniciativa das vereadoras.

Silvia Cristina, uma das autoras da propositura, disse que a implantação é um sonho e que juntos vão lutar pelo benefício, visando melhorar o acesso aos serviços de urgência e emergência, oferecendo a qualidade que as pessoas merecem e têm direito.

Outra autora da propositura, Ida Fernandes falou da alegria de estar discutindo esse tema importante para a cidade. Ela agradeceu a presença de todos. “Com a implantação do HR, teremos aumento da capacidade de atendimento, dando mais tranquilidade e segurança nas ações de saúde”, afirmou.



Representando o senador Acir Gurgacz (PDT) e o prefeito Jesualdo Pires (PSB), o vice-prefeito Marcito Pinto (PDT) falou da diferença do que o governo federal paga e o que gastam só é paga pelos contribuintes de Ji-Paraná, e que a saúde vai melhorar com a implantação da unidade regional.

O deputado estadual Airton Gurgacz (PDT) afirmou que recentemente apresentou na Assembleia Legislativa a indicação para que o governo de Rondônia construa o HR, para atender à demanda dá região central do estado.

O deputado Laerte Gomes parabenizou a iniciativa e destacou a importância do debate não só de Ji-Paraná, mas de toda região central do estado.

“Não é uma tarefa fácil, precisamos estar unidos, não só a classe política de Ji-Paraná, mas também, Assembleia Legislativa, governo do estado, bancada federal, e principalmente a sociedade organizada. Quero parabenizar todos os vereadores, em especial as vereadoras Cláudia, Silva e Ida, pela iniciativa, sabemos que é difícil, mas vamos todos trabalhar para alcançarmos esse feito, tirar este embrião do papel e trazer para o projeto, e alocar recursos para que isso aconteça”, afirmou.

O deputado Lazinho da Fetagro (PT) destacou a importância da audiência, que reúne autoridades e sociedade para que, juntos, atuem em prol de uma saúde pública prestada com mais qualidade à população; lembrando que o Hospital Municipal [Claudionor Roriz] de Ji-Paraná atende mais 15 municípios, ficando sobrecarregado. Os prefeitos de Ouro Preto do Oeste, Vagno Panisoly e de São Miguel do Guaporé, Cornélio Duarte, também falaram sobre a importância da ação.

O deputado federal, Marcos Rogério (PDT), fez um apelo para que as autoridades se mobilizem em prol da destinação de recursos para a construção do hospital regional, pois está unidade de saúde é importante para a região central de Rondônia.

O diretor do Hospital Municipal Antelmo Ferreira falou sobre a importância de amadurecer a ideia e juntar as autoridades para conseguir realizar este projeto.

O evento contou com a presença dos vereadores Joaquim Teixeira (PMDB), Edivaldo Gomes (PSB), Du Galdino (PSDB), Clodoaldo Cardoso (PR), Isaias Arnica (PSB), Jhony Paixão (PRB), Welinton Fonseca - Negão filho do Isaú (PR), Edilson Vieira (PMDB) e Obadias Ferreira (DEM), do defensor público, Gilberto Campelo, presidente da Idaron, Anselmo de Jesus, representando o senador Valdir Raupp, Oribes Júnior, secretário municipal de Administração, Nilton Mota, representando o Conselho Municipal de Saúde, vereadora Cida do Postinho, de São Miguel do Guaporé, entre outras autoridades.

Após os pronunciamentos, o público fez questionamentos e em seguida foram feitos os encaminhamentos, que serão apresentados às autoridades, junto com um abaixo assinado. Com informações da Assessoria.


Fonte: Assessoria


Compartilhe com seus amigos:





www.correiopopular.com.br
Copyright - EMPRESA JORNALÃ￾STICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.