FALE CONOSCO     |     INTRANET     |      QUEM SOMOS
 Conheça a revista PONTO M  
SIGA O CP       ANUNCIE AQUI

Boa tarde! Quarta-feira, 17 / 01 / 2018
OUTUBRO ROSA
Carreta do Hospital de Câncer comemora mais de 9 mil mamografias em apenas um ano

Data da notícia: 2016-10-07 19:05:48
Foto:
(Carolina Camilo) A Unidade Móvel de Prevenção (carreta) da Fundação Pio XII - Hospital de Câncer de Barretos (HCB) comemora neste mês de outubro um ano de atendimento em Ji-Paraná e em mais 39 municípios. ?Neste um ano, 9.924 mulheres entre 40 e 69 anos fizeram o exame de mamografia gratuitamente?, lembrou a coordenadora voluntária do HCB em Ji-Paraná, Silvia Cristina, informando que desses exames 4.257 foram realizados em Ji-Paraná.

A carreta, que pertence ao polo de Ji-Paraná, é equipada com um mamógrafo digital e tem como objetivo sensibilizar as pessoas da importância de fazer a mamografia para conseguir o diagnóstico precoce do câncer de mama. ?De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), quando o câncer de mama é diagnosticado no início a chance de cura é de 90%?, avaliou Silvia Cristina.

A gerente do Instituto de Prevenção (Casa Rosa), enfermeira Carina Almeida, informou que além de Ji-Paraná, a carreta atende aos municípios de Alto Alegre, Alta Floresta do Oeste, Alvorada do Oeste, Cabixi, Cacoal, Castanheira, Cerejeiras, Colorado do Oeste, Costa Marques, Chupinguaia, Curumbiara, Espigão do Oeste, Governador Jorge Teixeira, Jaru, Machadinho do Oeste, Ministro Andreazza, Mirante da Serra, Nova União, Novo Horizonte, Nova Brasilândia, Ouro Preto do Oeste, Parecis, Pimenta Bueno, Pimenteiras, Presidente Médici, Primavera de Rondônia, Rolim de Moura, Santa Luzia, São Felipe, São Miguel, São Francisco, Seringueiras, Tarilândia, Teixeirópolis, Theobroma, Urupá, Vale do Anari, Vale do Paraíso e Vilhena.

?Nesta semana, a carreta está em Cacoal e em seguida vai para Rolim de Moura, Ji-Paraná e Jaru. Em novembro, a previsão de atendimento é para Tarilândia, Governador Jorge Teixeira, Nova união, Urupá, finalizando o mês em Ji-Paraná?, informou a enfermeira.

CARRETA


A Unidade de Prevenção foi entregue no ano passado ao município de Ji-Paraná pelo HCB e Instituto Avon, que atenderam ao pedido da população. Silvia Cristina informou que os agendamentos em Ji-Paraná são realizados de segunda a sexta-feira das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, na Casa Rosa, localizada na rua Engenheiro Manfredo Barata, n°261, no bairro Jardim Aurélio Bernardi.

Para fazer o agendamento, a mulher deverá ter entre 40 e 69 anos e apresentar fotocópia (legível) da carteira de identidade, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência. O resultado do exame é entregue na Casa Rosa, após cerca de 60 dias.

?Temos uma novidade para o próximo ano, que é um mamógrafo digital onde serão realizados os exames e as biopsias. Brevemente divulgaremos mais detalhes, local e início dos atendimentos?, afirmou a coordenadora voluntária do HCB em Ji-Paraná.

CASA ROSA


O município de Ji-Paraná ganhou também do HCB, em parceria com o Instituto Avon, em maio de 2016 a unidade administrativa do Instituto de Prevenção ao Câncer de Mama, a Casa Rosa, onde são feitos os agendamentos das mamografias que serão realizadas na carreta.

?Na Casa Rosa, a equipe tira dúvidas, entrega exames, faz orientações, entre outras ações. No local, também são realizados [exames] ultrassom das mamas?, comentou a gerente. Ela informou que as pacientes que precisam fazer a biópsia e tratamento são encaminhadas para a Unidade do Hospital de Câncer de Barretos em Porto Velho (Barretinho).

Silvia Cristina comentou que a Casa Rosa foi mais um presente para o estado de Rondônia, principalmente para Ji-Paraná. ?Agradeço todas as pessoas que colaboram com o trabalho de prevenção realizado pelo HCB. Com a ajuda de voluntários, conseguimos realizar diversas ações que fazem Rondônia ser o maior estado arrecadador voluntário de recursos para o HCB no Brasil?, salientou a coordenadora, destacando que Ji-Paraná é pioneiro no trabalho de prevenção do câncer de mama em Rondônia.

MAMOGRAFIA

A mamografia é um exame radiológico realizado em aparelho específico para avaliação do tecido mamário, chamado mamógrafo. Com o avanço da tecnologia, surgiu a mamografia digital (computadorizada), em que os exames se tornaram mais rápidos, a paciente recebe menor dose de raios X com maior qualidade diagnóstica e menor número de repetições durante o exame. A mamografia é, ainda, o método mais eficaz de diagnóstico para a detecção de câncer de mama. Com informações do site www.hcancerbarretos.com.br.

OUTUBRO ROSA
Para marcar o Outubro Rosa, Silvia Cristina assegurou que será realizado o maior trabalho de prevenção ao câncer de mama no estado de Rondônia, com diversas atividades visando orientar a população. ?Agradeço a Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná (Acijip), Núcleo A.M.E. - Acijip Mulheres Empreendedoras, Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer (Gapc), Sicoob, AZ Brasil, Laboratório Biomed, Unijipa, Ulbra, OAB e todas as pessoas que colaboram com os trabalhos do Hospital de Câncer de Barretos em Rondônia?.
PROGRAMAÇÃO
A Programação será a seguinte: 16 de outubro, às 15 horas, 1° Força na Peruca na Praça, com cortes de cabelos, bazar beneficente, palestras, exames/aferição de pressão e glicose, música, atividade física, atividade recreativa infantil, entre outras ações, na Praça Jardim dos Migrantes; dia 17, às 15 horas, Chá da tarde para prestação de contas da Oficina da Peruca; 17 e 18 de outubro, das 8 às 18 horas, atendimento da Unidade Móvel de Prevenção de Câncer de Mama e mini palestras educativas, na Casai; de 17 a 21, das 8 às 18 horas, agendamento de exames de mamografia e mini palestras, na Casa Rosa; de 19 a 21 de outubro, das 8 às 18 horas, atendimento da Carreta no L1- Maringá.

FORÇA NA PERUCA


A Oficina Força na Peruca recentemente completou três meses de trabalho no município de Ji-Paraná. O projeto, que foi idealizado pela coordenação do Hospital de Câncer de Barretos (HCB) no município, é coordenado pelo o Núcleo das Mulheres Empreendedoras (AME) da Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná (Acijip), com apoio do Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer (GAPC) e da Sicoob, com parceria da OAB, subseção de Ji-Paraná. A oficina fica situada na rua Manoel Franco, n°338, no bairro Nova Brasília.

O projeto é pioneiro na região Norte e tem o objetivo de elevar a vaidade e autoestima das pessoas que estão fazendo o tratamento contra o câncer. A meta é produzir 500 perucas até o fim deste ano.


Fonte:


Compartilhe com seus amigos:





www.correiopopular.com.br
Copyright - EMPRESA JORNALÃ￾STICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.