FALE CONOSCO     |     INTRANET     |      QUEM SOMOS
 Conheça a revista PONTO M  
SIGA O CP       ANUNCIE AQUI

Boa noite! Quarta-feira, 17 / 01 / 2018
PREVENÇÃO
HCB realiza exame de mamografia em Ji-Paraná

Data da notícia: 2016-02-19 18:46:44
Foto:
Linha de Apoio: O agendamento para mamografia pode ser feito no Ceci Cunha e na UBS L-1 Maringá
Legenda: A coordenadora do HCB em Ji-Paraná, Silvia Cristina,convida todas as mulheres,entre 40 e 69 anos, para fazer o exame

Foto: Chico Limeira

(Carolina Camilo) A coordenadora do Hospital de Câncer de Barretos (HCB) em Ji-Paraná, Silvia Cristina, informou, nesta semana, que o agendamento para os exames de mamografia, que são feitos na Unidade Móvel de Prevenção (carreta), estão sendo realizados na Unidade Básica de Saúde L-1 Maringá, das 8 horas às 10h30, e no Ceci Cunha, das 7h30 às 11h30 de segunda a sexta-feira.

?Para fazer o agendamento, a mulher deve ter entre 40 e 69 anos e deverá apresentar cópia (legível) da carteira de identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência?, informou a coordenadora.

A Unidade de Prevenção foi entregue no ano passado ao município de Ji-Paraná pelo HCB e Instituto Avon, que atenderam ao pedido do Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de Ji-Paraná (GAPC).

Silvia Cristina afirmou que a carreta é equipada com um mamógrafo digital e tem como objetivo sensibilizar as pessoas da importância de fazer o exame para conseguir o diagnóstico precoce do câncer de mama, pois, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), quando diagnosticado no início, a chance de cura é de 90%.

?A mulher faz o agendamento e na data marcada realiza o exame na carreta, que está instalada na UBS L-1 Maringá. Os resultados serão entregues de segunda a sexta-feira, das 11 às 12 horas e das 13h30 às 14h30, com a apresentação da carteira de identidade, na UBS L1- Maringá?, comentou a coordenadora.

DADOS
A carreta realizou de setembro de 2015 até dia 15 de janeiro deste ano, 3.366 exames de mamografia em mulheres de 40 a 69 anos dos municípios de Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Vale do Paraíso, Teixeirópolis, Urupá, Mirante da Serra, Nova União, Jaru, Tarilândia, Governador Jorge Teixeira, Theobroma, Vale do Anari, Machadinho do Oeste, Alvorada do Oeste, São Miguel, Seringueiras, São Francisco do Guaporé e Presidente Médici.

A carreta pertence ao polo de Ji-Paraná. ?Destes atendimentos, 1.820 foram realizados em Ji-Paraná, sendo que 218 exames tiveram alterações, 31 mulheres foram encaminhadas para a filial do HCB em Porto Velho, 18 casos estão sendo acompanhados pela equipe e 3 obtiveram diagnóstico positivo de câncer de mama?, informou.



MAMOGRAFIA
A mamografia é um exame radiológico realizado em aparelho específico para avaliação do tecido mamário, chamado mamógrafo. Com o avanço da tecnologia, surgiu a mamografia digital (computadorizada), em que os exames se tornaram mais rápidos, o paciente recebe menor dose de raios X com maior qualidade diagnóstica e menor número de repetições durante o exame. A mamografia é, ainda, o método mais eficaz de diagnóstico para a detecção de câncer de mama.

Com informações do site www.hcancerbarretos.com.br.

ENCONTRO
Silvia Cristina informou também que, neste sábado (20), acontecerá o 4° Encontro de Coordenadores do HCB, a partir das 14 horas, com a participação de 58 coordenadores, coordenador de Captação de Recursos do HCB, Luiz Antônio Zardini, coordenadora do Projeto Passos que Salvam, NaimaKhatib e do médico responsável pelas Unidades Móveis de Prevenções, Dr. Rafael Haikel, no Villa Sertaneja em Ji-Paraná.

Segundo a coordenadora do HCB, o objetivo do encontro é discutir ações que serão realizadas este ano pelo HCB no estado de Rondônia. ?Este evento visa também o entrosamento entre os coordenadores para que o trabalho continue sendo um sucesso. Rondônia continua sendo o estado que mais faz doações voluntárias para o HCB?.

?Em 2015, arrecadou R$ 15 milhões e 136 mil reais, o dobro em relação ao segundo estado, que é o Mato Grosso. ?Este resultado nos deixa muito contentes e nos ajuda a trabalhar cada vez mais para contribuir com o excelente atendimento que o HCB oferece a todos os portadores de câncer?, finalizou Silvia Cristina.


Fonte:


Compartilhe com seus amigos:





www.correiopopular.com.br
Copyright - EMPRESA JORNALÃ￾STICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.