FALE CONOSCO     |     INTRANET     |      QUEM SOMOS
 Conheça a revista PONTO M  
SIGA O CP       ANUNCIE AQUI

Boa tarde! Segunda-feira, 22 / 01 / 2018
CALHA NORTE
Rondônia é um dos estados mais beneficiados em 30 anos

Data da notícia: 2015-12-18 19:53:09
Foto:
(Da Redação) ?O Programa Calha Norte ganhou, ao longo de três décadas, importância, reconhecimento e consistência?. Estas palavras foram ditas pelo ministro da Defesa, Aldo Rebelo, na manhã da última terça-feira (15), durante cerimônia de comemoração pelos 30 anos do Programa Calha Norte (PCN).

O programa social, que em 2014 destinou a Rondônia R$ 47,7 milhões, tem como objetivo principal a manutenção da soberania da Amazônia, contribuindo com a promoção do desenvolvimento ordenado e sustentável.

Criado, em 19 de dezembro de 1985, para desenvolver as comunidades ribeirinhas do Norte do país e promover a proteção das fronteiras, o Programa atinge 8,8 milhões de brasileiros. Um de seus objetivos é levar melhorias aos estados do Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia, Roraima e Pará, fortalecendo a região.

Por meio do PCN, são realizadas obras de infraestrutura básica, como energia elétrica e construção de pontes. Também prevê assistência direta à sociedade com atendimentos médicos e odontológicos. Promove, ainda, atividades esportivas e de educação. Hoje, abrange 32% do território nacional e abarca, em algumas de suas cidades, dez mil km² de faixa de fronteira.

Em 2014, o Calha Norte investiu R$ 209,9 milhões na região. Estes recursos permitiram a construção de sete escolas, duas bibliotecas, duas creches, oito postos de saúde, 15 quadras poliesportivas, dois terminais rodoviários, 15 pontos de ônibus, quatro centros de convivência comunitária, além da compra de ônibus, carretas agrícolas, tratores, escavadeiras, caminhões coletores de resíduos sólidos para uso dos municípios.

Em Rondônia, 52 municípios foram atendidos pelo PCN em 2014. São eles: Alta Floresta, Alto Alegre dos Parecis, Alto Paraíso, Alvorada do Oeste, Ariquemes, Buritis, Cabixi, Cacaulândia, Cacoal, Campo Novo de Rondônia, Candeias do Jamari, Castanheiras, Cerejeiras, Chupinguaia, Colorado do Oeste, Corumbiara, Costa Marques, Cujubim, Espigão do Oeste, Governador Jorge Teixeira, Guajará Mirim, Itapuã do Oeste, Jaru, Ji-Paraná, Machadino do Oeste, Ministro Andreazza, Mirante da Serra, Monte Negro, Nova Brasilândia do Oeste, Nova Mamoré, Nova União, Novo Horizonte do Oeste, Ouro Preto do Oeste, Parecis, Pimenta Bueno, Pimenteiras do Oeste, Porto Velho, Presidente Médici, Primavera de Rondônia, Rio Crespo, Rolim de Moura, Santa Luzia D?oeste, São Felipe D?oeste, São Francisco do Guaporé, São Miguel do Guaporé, Seringueiras, Teixeirópolis, Thebroma, Urupá, Vale do Anari, Vale do Paraíso e Vilhena.




Exposição
Também em comemoração aos 30 anos do PCN foi aberta uma exposição fotográfica sobre a trajetória do programa no hall de entrada do edifício sede do Ministério da Defesa, em Brasília.

A mostra conta com totens e painéis de adesivos afixados nos elevadores do MD, apresentando a história das três décadas de atuação desse que é um dos mais antigos programas do governo federal. Com informações da Assessoria.


Fonte:


Compartilhe com seus amigos:





www.correiopopular.com.br
Copyright - EMPRESA JORNALÃ￾STICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.