Jornal Correio Popular Notícia

PRESIDENTE MÉDICI
Catadores de materiais recicláveis participam de encontro estadual

Data da notícia: 2026-11-04 10:57:39
Foto: CP/Divulgação
O encontro possibilitou a ampliação da geração de renda e qualificação dos catadores rondonienses

Com foco na valorização e inclusão produtiva dos catadores de materiais recicláveis, o governo de Rondônia realizou, na segunda-feira (2), a abertura do 4º Encontro Estadual de Catadores de Materiais Recicláveis, dos municípios de Presidente Médici e Ji-Paraná.

No evento, que encerrou, na terça-feira (3), cerca de 100 profissionais, organizados em cooperativas, associações ou de forma individual, participaram da programação, coordenada pela Secretaria Estadual da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas). Nele, houve palestras, visitas técnicas, atividades práticas e levantamento de demandas que ampliam a geração de renda, qualificação da atuação das cooperativas e associações, com a difusão de práticas seguras de trabalho, que consolidem propostas para o desenvolvimento da política pública de reciclagem inclusiva no estado.

A titular da Seas, Luana Rocha, afirmou que com encontros desta natureza contribuem para a organização dos catadores, ampliam o conhecimento sobre políticas públicas, reforçam o apoio às cooperativas e contribuem para formulação de uma pauta unificada em defesa da reciclagem inclusiva. “A escolha de Presidente Médici atendeu ao pedido dos próprios catadores, apresentado no Fórum Estadual de Lixo e Cidadania, pelo fato de o município estar mais centralizado, favorecendo a participação de um número maior de catadores. Nesta edição, foi inserida, pela primeira vez, a oficina do projeto “Recicla ON”, do Instituto Gea, do estado de São Paulo, focada na capacitação e estruturação de cooperativas de catadores para a destinação correta de resíduos eletroeletrônicos (lixo eletrônico).

A primeira edição do encontro, realizada nos dias 12 e 13 de dezembro de 2023, contou com a participação de 157 catadores. Na segunda, nos dias 26 e 27 de novembro de 2024, contou com 202 profissionais. E na 3ª, de 6 a 8 de dezembro de 2025, foram 120.

Fonte: Com informações da Secom.




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.