Jornal Correio Popular Notícia

COP30
RO se destaca com manejo sustentável do pirarucu

Data da notícia: 2025-11-14 18:25:44
Foto: Diogo Martins Rosa/Secom/Divulgação
O projeto apresentado pela Sedam é desenvolvido na Reserva Extrativista Estadual Rio Cautário

Com o objetivo de apresentar projetos rondonienses de destaque, durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), o governo de estadual divulgou, na quinta-feira (13), o modelo de manejo sustentável do pirarucu.

O projeto é desenvolvido pela Secretaria Estadual do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) na Reserva Extrativista Estadual (Resex) Rio Cautário, em Costa Marques, e é tido como um exemplo em conservação e geração de renda para comunidades ribeirinhas, alinhando ciência, saber tradicional e políticas públicas.

Somente nas duas etapas realizadas, em 2025, foram retirados 415 exemplares da espécie, totalizando 22,8 toneladas de pescado, que garantiram renda de R$ 5.356,00 por pescador envolvido nos 40 dias de pesca.

A iniciativa é fruto de uma parceria que envolve a Associação dos Seringueiros do Vale do Guaporé (Aguapé), com apoio da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Para viabilizar a captura dos peixes, foi firmado acordo com um frigorífico local para estrutura de congelamento do pescado, para garantir qualidade e viabilizando a comercialização.

Com os resultados, o manejo comunitário do pirarucu invasor mostrou que é possível conciliar desenvolvimento e sustentabilidade. A iniciativa não só beneficia diretamente os ribeirinhos envolvidos, mas também coloca o estado como destaque nacional e internacional por seu modelo inovador de pesca sustentável.

A experiência de Rondônia ganhou visibilidade, já que o produto capturado tem chegado aos grandes centros consumidores, o que atesta sua qualidade e amplia o reconhecimento da produção.

Especialistas do ICMBio reconheceram o manejo no rio Cautário como exemplo bem-sucedido, classificando-o como projeto-piloto de eficácia comprovada. Segundo relatório recente, o estado é visto como referência nacional no enfrentamento de espécies invasoras.

. “É um trabalho que fortalece a proteção da biodiversidade, valoriza a expertise tradicional e cria perspectivas econômicas para as famílias extrativistas. Além de preservar o equilíbrio ecológico local, removendo uma espécie exótica que ameaça peixes nativos, a iniciativa promove impactos sociais e econômicos positivos”, afirmou o secretário da Sedam, Marco Antônio Lagos.

Fonte: Secom




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.