] Jornal Correio Popular
Ji-Paraná(RO), 28/05/2022 - 01:08
JORNAL CORREIO POPULAR DE RONDôNIA - Fone: 69-3421-6853 - E-mail: redacao@correiopopular.com.br


JI-PARANÁ
Município completa um ano de vacinação

Data da notícia: 2022-01-21 18:53:24
Foto: Assessoria/Divulgação
O médico Dr. Deusdete Antonio Alves e a técnica em enfermagem Kézia de Aquino Ramalho foram os primeiros a receber a vacina

No dia 21 de janeiro de 2021, a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), dava início à campanha de vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19). Naquele dia, o médico Dr. Deusdete Antonio Alves e a técnica em enfermagem Kézia de Aquino Ramalho foram os primeiros a receber a vacina contra a doença.

“Foi um ano de muito aprendizado, de coisas que deram certo e outras que não deram. Mas Ji-Paraná avançou na vacinação contra a Covid, graças a dedicação dos nossos servidores da Saúde e também da população que escolheu se vacinar”, destacou o Prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca.

Desde o início da campanha, Ji-Paraná já aplicou mais de 185 mil doses, sendo 94 mil primeiras doses, cobrindo cerca de 88% da população com mais de 12 anos no município, segundo a estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A segunda dose, ou a vacina de dose única, foi aplicada em quase 78 mil pessoas, ou cerca de 72,5% dos moradores com mais de 12 anos de idade. Cerca de 14 mil pessoas já receberam a dose de reforço, representando 13% da população.

“Agora iniciamos a vacinação das crianças, com idade entre 5 e 11 anos, com a dose específica para este público, que é de 0,2 ml, com o intervalo de oito semanas entre a primeira e a segunda dose”, explicou Wanessa Oliveira e Silva, titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

Porém, mais de 20 mil moradores estão aptos para receber a terceira dose, mas estão em atraso com o calendário vacinal. Podem tomar o reforço, os maiores de 18 anos, com intervalo de quatro meses da segunda dose ou quem tomou a vacina Janssen há mais de quatro meses.

“Estamos realizando uma busca ativa, para lembrar essas pessoas de tomarem a segunda dose ou a dose de reforço, para aqueles que já estão dentro do prazo para a vacinação. A nossa intenção é frear os aumentos de casos de Covid na cidade, evitando uma nova onda da doença”, afirmou Alinny Rezende Santos Ferreira, diretora do Departamento em Vigilância em Saúde da Semusa.

A realização dos drives-thru aceleraram a cobertura vacinal do município, pois em apenas um dia milhares de pessoas eram imunizadas. Em 12 de agosto, Ji-Paraná quebrou o recorde de vacinação no estado, com 8.475 doses aplicadas em um único dia.

“No nosso primeiro drive-thru, em março do ano passado, vacinamos pouco mais de mil pessoas. Depois, fomos otimizando o formato e, a cada ação, íamos quebrando nossos próprios recordes, até vacinarmos mais de oito mil pessoas em um dia”, detalhou Wanessa Oliveira.

Com a família inteira vacinada, Luana Amorim contraiu a doença antes de se vacinar. Depois de tomar as duas doses, a confeiteira agora aguarda ansiosamente a data para receber a dose de reforço

“Minhas filhas e meu marido também já tomaram as duas doses da vacina, além das minhas tias que já estão com a dose de reforço. Em fevereiro vou tomar o reforço e me sentir ainda mais segura”, comemorou Luana.


Vacinação das crianças

O pequeno Eduardo Porto Laranjeira, de apenas seis anos, é a primeira criança de Ji-Paraná a ser vacinada contra a Covid-19. O garoto recebeu o imunizante da Pfizer, no início da tarde desta terça-feira (18), na Unidade Básica de Saúde Francisco Mendes dos Santos (UBS São Bernardo).

A mãe de Eduardo, Margarete Aparecida Porto, comentou a alegria de acompanhar a vacinação do filho e destacou o trabalho da Prefeitura de Ji-Paraná para a imunização da população contra a Covid-19.

Dudu, como é carinhosamente chamado pela família, tem Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Síndrome de Down e, por isso, pôde receber a vacina contra a Covid-19 nesta terça-feira.


Fonte: Ascom


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.