] Jornal Correio Popular
Ji-Paraná(RO), 07/12/2021 - 13:23
JORNAL CORREIO POPULAR DE RONDôNIA - Fone: 69-3421-6853 - E-mail: redacao@correiopopular.com.br


CONCURSO
1º Concacau acontece hoje e amanhã na cidade de Jaru

Data da notícia: 2021-11-23 18:42:35
Foto: Assessoria/Divulgação
O evento é realizado pela Seagri para identificar, premiar e incentivar a melhoria da produção cacaueira rondoniense

Começa hoje (24) e vai até amanhã (25), o 1º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Cacau de Rondônia, (Concacau), no município de Jaru, na Praça José Eustáquio, Na quinta-feira, acontece a solenidade de premiação.

O evento é realizado pelo governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), com a finalidade de identificar, premiar, promover e incentivar a melhoria da qualidade e da sustentabilidade na produção cacaueira rondoniense.

Dentre os 38 inscritos de diversos municípios rondonienses, quatro produtores serão premiados. Em decorrência da disputa, o setor produtivo está movimentado na região e a participação no evento voltado à sustentabilidade e qualidade da cultura, principal matéria-prima do chocolate, tem o condão de valorizar ainda mais o filão.

Cláudio Conceição é produtor de cacau desde 1982 e vivenciou o auge da cacauicultura, mas também acompanhou a queda em determinados períodos específicos.

Ele conhece como poucos a área e compreende a importância do Concacau como vitrine e meio de valorização dos produtores regionais.

Em fevereiro de 2021, o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que o cacau teria maior crescimento em produção e área plantada neste ano.

Em suma, sacramentou a estabilidade na área plantada em nove mil hectares e crescimento de 18,4% na produção (de cinco para seis mil toneladas).

A Seagri esclareceu que o evento tem a finalidade de incentivar o cultivo do cacau e também de premiar os melhores produtores.

A intenção é que o sucesso e a adesão, cada vez maior ao Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé), sejam repercussões repetidas em relação ao cacau.

Com isso, a ideia também é estimular a criação de novos clones do fruto e melhorar a produtividade, sobretudo nas pequenas propriedades rurais.


Fonte: Secom


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.