] Jornal Correio Popular
Ji-Paraná(RO), 07/12/2021 - 14:26
JORNAL CORREIO POPULAR DE RONDôNIA - Fone: 69-3421-6853 - E-mail: redacao@correiopopular.com.br


MEIO AMBIENTE
Voluntários retiram mais de uma tonelada de lixo do Pacaás Novos

Data da notícia: 2021-11-18 18:48:36
Foto: Assessoria/Divulgação
Cerca de 1300 quilos de lixo foram recolhidos do rio Pacaás Novos na 3ª edição do Programa “Rios + Limpos”

Cerca de 1300 quilos de lixo foram recolhidos do rio Pacaás Novos, em Guajará-Mirim, durante a 3ª edição do Programa “Rios + Limpos”, do Ministério do Meio Ambiente. O programa nacional incentiva a população a não jogar o lixo em locais que possam trazer impacto ao meio ambiente e a descartar de forma correta e separar o resíduo reciclável do orgânico.

Em Rondônia, o “Rios + Limpos” conta com o apoio do governo estadual e, nele, as atividades são desenvolvidas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam).

A proposta é retirar toneladas de resíduos sólidos de rios de todo o país. A iniciativa é inédita em Rondônia e fortalece as ações executadas pelo governo para melhorar e proteger a biodiversidade local. No estado, o “Rios + Limpos” foi implantado em comunidades indígenas e ribeirinhas, no entorno do rio Pacaás Novos.

Nesta fase, equipes de voluntários, compostas por ribeirinhos e indígenas, sob a coordenação da Sedam, passaram nas localidades próximas ao rio para orientar os moradores.

Na 1ª fase do programa, executada em outubro, os servidores da Sedam realizaram ações educativas para mostrar a importância da água e os problemas que o descarte incorreto dos resíduos sólidos podem trazer para os afluentes.

Também houve o recolhimento de lixo, com o envolvimento da comunidade que vive próxima ao manancial, a fim de despertar a importância da preservação do rio.

Os resíduos recicláveis foram pesados e coletados pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Nova Vida (Ascanov) e o restante foi levado por um caminhão até o aterro sanitário da cidade de Ariquemes.


Fonte: Secom


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.