FALE CONOSCO     |     INTRANET     |      QUEM SOMOS
 Assine a revista PONTO M  
SIGA O CP       ANUNCIE AQUI

Boa madrugada! Domingo, 25 / 02 / 2018
JI-PARANÁ
Prefeitura de Ji-Paraná tranquiliza população sobre febre amarela

Data da notícia: 2018-01-24 11:32:53
Foto: Assessoria/Divulgação
Imunização é ofericada gratuitamente para crianças de até 9 meses
O número de pessoas procurando pela vacina contra a febre amarela em Ji-Paraná cresceu consideravelmente nos últimos dias, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
O aumento na procura ocorreu por conta dos casos da doença registrados na região sudeste do país, que não oferecem a vacina como rotina.
Segundo o diretor da Divisão de Imunização do município, Rafael Araújo, a corrida às unidades básicas de saúde (UBS) é desnecessária.
“A vacina está disponível nas Unidades em Ji-Paraná, pois faz parte do calendário vacinal recomendado pelo Ministério da Saúde. Mas não há necessidade da população se preocupar, pois temos uma cobertura vacinal no município de quase 100%. Isso significa que se tiver algum caso de febre amarela no estado, a chance da doença se espalhar em Ji-Paraná é pequena”, afirma Rafael.
O diretor ressaltou o fato do estado não estar passando por um surto da doença, já que, até o momento, nenhum caso de febre amarela foi registrado em Rondônia
“Repito, não temos nenhum caso da doença registrado no estado, não estamos fazendo campanha de vacinação e não estamos vivendo um surto de Febre Amarela”, explicou o diretor.
A orientação da Divisão de Imunização da Semusa, é que as pessoas que pretendem viajar para São Paulo e não tomaram nenhuma dose da vacina ao longo da vida, procure uma UBS para fazer a imunização.
Quem já tomou a dose, mesmo quando criança, não precisa da vacina novamente, pois o Ministério da Saúde recomenda que uma dose seja suficiente para proteger a pessoa por toda a vida.
O excesso da vacina no organismo pode gerar efeito contrário e fazer com que a pessoa adquira a doença.
A vacina contra a febre amarela é aplicada em crianças de nove meses, não sendo necessária outra dose quando adulta, como era antigamente.
Todas as salas de vacinas de Ji-Paraná oferecem a imunização gratuitamente.
O horário de atendimento é das 7h30 ás 13h30, de segunda a sexta-feira.
É necessário que a pessoa leve o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), documentos pessoais e a carteira da vacinação.


Fonte: Assessoria


Compartilhe com seus amigos:





www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.