FALE CONOSCO     |     INTRANET     |      QUEM SOMOS
 Assine a revista PONTO M  
SIGA O CP       ANUNCIE AQUI

Bom dia! Terça-feira, 21 / 11 / 2017
BASE DE DADOS
Levantamento de estradas é avanço para os municípios

Data da notícia: 2017-11-07 11:29:45
Foto: Assessoria/Divulgação
Prefeitos reunidos com o diretor geral do DER, Ezequiel Neiva para discutir sobre a atualização da base de dados
Com sete anos de atraso, os municípios serão beneficiados com a atualização da base de dados quanto ao tamanho das vias de acesso e locomoção rural a fim de influenciar os percentuais de transferência de recursos para a conservação de estradas, entre outras finalidades.
A Associação Rondoniense de Municípios (Arom) tomou a iniciativa de buscar os parceiros necessários para atingir esse objeto. Na quarta-feira (1º), com a presença de vários prefeitos, os representantes do DER, Ezequiel Neiva, Censipam, Carlos Canosa, e da Arom, Jurandir de Oliveira, assinaram Termo de Cooperação Técnica para o início dos trabalhos.
A Arom adquiriu e colocou à disposição do Censipam equipamentos e software para a aferição e processamento dos dados sobre o quantitativo da malha viária de cada município, que em conjunto com o DER disponibilizará um planejamento para execução das atividades. O presidente Jurandir Oliveira enfatizou: “nosso objetivo é acompanhar e obter a certeza da exatidão de tamanho das estradas rurais”.
Para o gerente regional do Censipam, Canosa, a medida significa uma possibilidade concreta de realizar os trabalhos de enorme relevância à sociedade, e frisou: “É de extrema importância a execução dessa atividade, e com a união dos envolvidos, poderemos realizar os trabalhos, contando com o apoio de cada uma das prefeituras”.
FITHA deve ser reajustado
O diretor geral do DER, Ezequiel Neiva, enalteceu a atuação da Arom pela iniciativa que visa melhorar o cenário econômico dos municípios. O gestor também aproveitou para anunciar que o departamento estuda o pleito municipalista em promover aumento do repasse do FITHA para o próximo ano. “Sabemos das necessidades dos municípios e, como tivemos aumento de arrecadação, teremos a possibilidade de conceder esse aumento, que não é muito, mas vai ajudar”, confirmou.
O secretário municipal de Agricultura de Porto Velho, Francisco Evaldo, explicou que a atual extensão de estradas é de cerca de sete mil quilômetros e que a nova aferição com GPS manuseados e autenticados pelo Censipam deverá revelar com mais exatidão a quilometragem de estradas, para a implementação das políticas do setor. Os trabalhos iniciarão pelo município de Porto Velho, por ser a cidade sede das instituições servirá como projeto piloto.


Fonte: Assessoria


Compartilhe com seus amigos:





www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.