FALE CONOSCO     |     INTRANET     |      QUEM SOMOS
 Assine a revista PONTO M  
SIGA O CP       ANUNCIE AQUI

Boa noite! Domingo, 17 / 12 / 2017
TREINAMENTO
Técnicos realizam capacitação em diagnóstico de tuberculose

Data da notícia: 2017-10-10 10:28:55
Foto: Divulgação
O treinamento foi para melhorar o diagnóstico de pacientes com tuberculose em seis municípios rondonienses
O Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen) realizou, no início deste mês, mais uma capacitação para técnicos de unidades de saúde de alguns municípios do estado para melhorar o diagnóstico de pacientes com tuberculose que vem preocupando as autoridades de saúde em nível mundial.
A informação é do diretor-geral do Lacen, Luiz Tagliane. Segundo ele, foram contemplados os municípios de Jaru, Cerejeiras , Ouro Preto do Oeste, São Francisco do Guaporé e Ji-Paraná.
Nesses locais, o diagnóstico não era realizado por falta de profissionais treinados. Com a capacitação será possível a implantação nos municípios, ampliando a rede de laboratórios que realiza diagnóstico para tuberculose no interior do estado, relataouTagliane.
Os técnicos também receberam orientações de como funciona, na capital, o Teste Rápido Molecular para Tuberculose (TRM-TB) que é um novo método molecular que detecta o Mycobacterium tuberculosis e resistência á Rifampicina, em duas horas, com sensibilidade de 99% de detecção.
O treinamento foi realizado com apoio da Agência de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa). Segundo Tagliane, no curso foram abordados os temas relacionados à importância do Programa de Controle da Tuberculose do Estado de Rondônia, os dados Epidemiológicos do Estado de Rondônia, sobre o Mycobacterium tuberculosis (Taxonomia, características, transmissão, sintomas, exames), ao teste rápido molecular para Tuberculose (GeneXpert), treinamento prático da Baciloscopia da Tuberculose e Biossegurança. Foram debatidos ainda a confecção de esfregaço, microscopia, diagnóstico e controle, noções de cultura e teste de sensibilidade, além de técnicas sobre as lâminas para supervisão oriundas de todo o estado de Rondônia.
Os ministrantes da capacitação foram os servidores do Lacen que realizam o diagnóstico e controle de qualidade para tuberculose para todos os municípios rondonienses..
A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões. Anualmente, são notificados cerca de 10 milhões de novos casos em todo o mundo, levando mais de um milhão de pessoas a óbito. O surgimento da Aids e o aparecimento de focos de tuberculose resistente aos medicamentos agravam ainda mais esse cenário.
No Brasil, a tuberculose é um sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem 4,5 mil mortes em decorrência da doença. A tuberculose tem cura e o tratamento é gratuito e disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde. Tendo em vista a nova era para o controle da tuberculose, a OMS redefiniu a classificação de países prioritários para o período de 2016 a 2020.


Fonte: Assessoria


Compartilhe com seus amigos:





www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.