CP - Ações e remessas de vacinas marcaram planejamento de imunização
Correio Popular de Rondônia
* *
COVID-19
Ações e remessas de vacinas marcaram planejamento de imunização

Data da notícia: 2021-12-30 18:41:01
Foto: Assessoria/Divulgação
A entrega das primeiras doses para imunização contra a Covid-19 aconteceu na Base Aérea, em Porto Velho
(Da Redação) O ano de 2021 teve início com muita esperança para os rondonienses que aguardavam ansiosamente pela chegada da vacina no estado. No dia 19 de janeiro, exatamente às 9h50 pousou na capital de Rondônia, o primeiro lote de vacinas recebido pelo governo estadual para imunização da população contra a Covid-19. Foram mais de 40 mil doses de Coronavac, para os grupos prioritários da época, distribuídas entre os 52 municípios.

Os primeiros vacinados no estado foram a Karina Zingra, médica do Hospital de Campanha da capital, Márcio James, enfermeiro do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) e o indígena Elivar Karitiana.

Rondônia no início do ano foi destaque nacional no enfrentamento à pandemia, com maior quantidade de testes realizados, ocupando o primeiro lugar em transparência de dados, gastos com a doença e reservando seringas para aplicação das doses.

Foi necessária a criação do projeto “SOS Vacinação” que tinha como objetivo levar a imunização de forma mais rápida para professores, jovens, idosos, adultos. A ação contou com apoio da equipe da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), profissionais de saúde municipais e a gestão municipal.

Na primeira etapa do “SOS Vacinação”, foram vacinados ao todo, através da força-tarefa, 3.088 pessoas em Guajará-Mirim, 2.644 no município de Candeias; 815 em Porto Velho; 2.032 em São Miguel do Guaporé; 1.384 em Costa Marques; 513 no distrito de São Domingos, 4.389 em Rolim de Moura, 2.473 em Colorado do Oeste, 3.422 em Cacoal e 2.423 em Pimenta Bueno, totalizando 23.183 pessoas.

Após 10 meses, Rondônia possui mais de 2 milhões de doses aplicadas. O secretário estadual da Saúde, Fernando Máximo, afirmou que são grandes os desafios, mas que o governo está empenhado em fazer o melhor para a população rondoniense.


Fonte: Ludmary Nascimento - Assessoria.


Compartilhe com seus amigos: